quarta-feira, abril 02, 2008

Carlos Feixa sobre o CD Natália Descalça

Teresa Gentil - "Natália Descalça"
Carlos Feixa em http://www.divergencias.com/

Abril2008
Para melhor compreendermos este disco, tenho que começar por dizer que Descalças é uma Cooperativa Cultural nos Açores, da qual faz parte além de outra gente, Teresa Gentil e Maria Simões. Ambas nasceram nos Açores, tal como a poetisa que tentam descalçar : Natália Correia. Maria Simões colabora com a sua voz que junta à de Teresa Gentil, esta cantando as palavras de Natália, aquela declamando-as.
Estamos perante um disco de poesia densa e onde a poesia é prioritária. Um álbum difícil mas belo, bem construído, porque difícil, abrupta, sem meias palavras era Natália. Natália, que como é referido no CD, "é açórica, mas transborda em defesa da vida, da poesia que se come, da humanidade. É fêmea contraditória , audaz". Teresa Gentil, é outra fêmea audaz para se ter aventurado neste disco desconcertante, complicado à primeira audição mas já muito gostoso e indispensável à quinta ou sexta vez que o ouvimos orgulhosamente agradados.
Para além da voz, Teresa toca piano, guitarra, flauta bisel, adufe e outros instrumentos étnicos. A acompanha-la, como já foi referido, Maria Simões (voz, flauta transversal) e Miguel Cardoso (Contrabaixo e baixo eléctrico).
"Natália Descalça" é poesia de Natália Correia, musicada e cantada por Teresa Gentil com poemas ditos por Maria Simões. Um álbum que certamente nunca ouvirão na nossa rádio e que, para o compreender e gostar, o melhor é mesmo ouvir. Oiçam-no, mais que uma vez e depois certamente que vão adorar ou odiar. Como Natália.


original em:
http://www.divergencias.com/news/news.asp?idnews=3387&idseccao=5

2 comentários:

Maria Simoes disse...

Apenas para esclarecer quem nos lê que Maria Simões e Teresa Gentil não são açorianas de nascimento. Não são, não. "Não somos, mas estamos!"
Quanto a ambas Descalças cooperativa cultural e Natália Correia, sim, ambas açorianas! São e estão!

Unknown disse...

As minhas desculpas pelo lapso que assumo, mas fui enganado pelas informações que me deram. De qualquer forma o mais importante é o disco que é uma delicia. Estou à espera de mais.
Carlos Feixa/Divergências
R. D. Dinis, 136-1ºDtº
4430-080 Vila Nova de Gaia