quinta-feira, dezembro 04, 2008

Ementa Cultural (Rotas da Ilha Verde)

Dezembro! Açores! Frio? Nem por isso, mas ainda assim vale a pena juntarmo-nos à volta de uma fogueira imaginária e passarmos bons momentos: Cinemando, conversando, contando histórias, lendo, bebendo um copo de vinho quente (ou nem por isso)!
Em Dezembro, porque a cozinha do Rotas está de férias, o Corredor desafiou as Descalças para programarem em conjunto uma ementa cultural. À medida dos dias que passam... e tu com tanto para fazer...

EMENTA DO DIA
SEX. 5 DEZEMBRO
18h00 Rotas da Ilha Verde
CINEMA 'AS ESCOLHAS DO SUDIP'

FIVE FILMS , FIVE UNIVERSE
A compilation of films by Sudip Chattopadhyaya
A journey through five different realities from 1940s till 2004, from Italy, Denmark, Japan, France & South Korea. These are five films which marked film history with its originality of theme and language.

NEO REALISMO

LADRI DI BICICLETTE (1948)
(LADRÃO DE BICICLETA)
(Itália, 93 mins, P&B, Portuguese Subtitle)
Realizador : Vittorio De Sica
Script : Cesare Zavattini


Roma, anos duros do pós-guerra. Fome, miséria e desemprego. António Ricchi procura trabalho, qualquer um. Depois de muitas tentativas, surge-lhe um emprego como afixador de cartazes publicitários nas ruas de Roma. António sente-se feliz, assim como a mulher e o filho que trabalha numa gasolineira. No primerio dia de trabalho, um ladrão rouba-lhe a bicicleta. António fica desesperado porque sem ela não pode trabalhar. Está de tal maneira perdido que, no fim, a única solução para todos os males é roubar uma bicicleta.

Sem comentários: