segunda-feira, junho 08, 2009

Teatro do Oprimido na Casa Descalça - Parceria e Formação interna

fotolia.com

No âmbito do projecto da UMAR - Açores Tu existes, tu contas, projecto desenvolvido desde há dois anos com mulheres migrantes a residir na região em que as Descalças participaram como parceiras, decorrerá esta semana na Casa Descalça um workshop de Teatro do Oprimido/Teatro Forum com José Soeiro, onde também participarão mulheres da pesca envolvidas na Rede de Mulheres na Pesca dos Açores, técnicas da UMAR-Açores e as Descalças.
Para nós, além de mais uma oportunidade de participar e contribuir para projectos com os quais nos identificamos, é mais um momento de formação interna e de podermos aprender um pouco mais sobre este teatro que assim afirma em declaração de princípios:

1. O objectivo básico do Teatro do Oprimido é o de Humanizar a Humanidade.

2. O Teatro do Oprimido é um sistema de Exercícios, Jogos e Técnicas Especiais baseadas no Teatro Essencial, que procura ajudar homens e mulheres a desenvolverem o que já trazem em si mesmos: o teatro.

A 2 de Maio deste ano morreu o Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido. Tinha 78 anos de uma vida de luta, de solidariedade e de criatividade que influenciou o teatro em todo o mundo.

Sobre o Teatro do Oprimido, vale a pena ver...

http://www.ctorio.org.br/
http://www.theatreoftheoppressed.org

Esta actividade concreta insere-se no projecto Humanizar a humanidade da UMAR-Açores, que procura articular duas áreas de intervenção: migração e género e mulheres na pesca.

Sem comentários: