terça-feira, novembro 17, 2009


Há cerca de dois anos, surgiu, no Porto, o FERVE - Fartas/os d'Estes Recibos Verdes. Tinha como objectivo denunciar situações de uso abusivo de recibos verdes e promover um espaço de debate acerca desta realidade laboral. Designou este fenómeno como 'falsos recibos verdes'; um fenómeno que atinge 900 mil pessoas em Portugal, ou seja, quase 1/5 das pessoas que trabalham em Portugal.
Lançaram-nos a nós, Descalças, o desafio de lançarmos nos Açores o livro que faz o balanço dos dois anos deste movimento. Olhamos então nós para bem perto. Que fenómeno é este que entrou pelas nossas casas sem a gente se dar conta? Olha... pois é... este, esta, aquele, aquela outra, o meu primo, a tua vizinha, aquele grande amigo, a tua filha... estão a recibos verdes. Eu estou melhor, tenho um contrato. A prazo. Daqui a dois meses não sei. Eu sou artista de profissão, quer dizer, vou fazendo um trabalho aqui, outro acolá.... nos intervalos faço tricô. Há quem chame criação. Eu sou bolseiro, tenho uma bolsa. Não é bem um contrato. Trabalho como se fosse, agora subsídio de natal, de férias e essas coisas... nã.
É... vale bem a pena conversar sobre isto.
O livro "2 anos a FERVEr: retratos da luta, balanço da precariedade", conta com dez testemunhos de trabalhadores/as a recibos verdes, ilustrados por diversos autores e autoras e também com as contribuições de:
- Carvalho da Silva: Secretário Geral da CGTP-IN
- Henrique Borges: Sindicato dos Professores do Norte e membro da CGTP
- Elísio Estanque: Sociólogo - Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
- Castro Caldas: Economista - Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
- Sofia Cruz: Socióloga - Faculdade de Letras, Universidade do Porto
- Ana Maria Duarte: Socióloga - Centro de Estudos Sociais, Universidade do Minho
- São José Almeida: jornalista do Público
- Sandra Monteiro: jornalista do Monde Diplomatique
- Alexandra Figueira: jornalista- Regina Guimarães: escritora
- valter hugo mãe: escritor
- Tiago Gillot: Precários Inflexíveis
- José Soeiro: Sociólogo e activista do MayDay
- Luísa Moreira: activista do MayDay
- Luís Silva: activista do MayDay
Mais informação em
http://fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com/

Sem comentários: