sábado, março 24, 2007

Visita Guiada a Este Lugar

Visita Guiada a Este Lugar
27 de Março

Dia Mundial do Teatro
14h00 (público escolar)
21h (lotação limitada)
marcações: teatro@teatromicaelense.pt

Apresentação do trabalho final
Oficina de Formação Teatral com jovens
A Oficina de Formação Teatral decorreu no Teatro Micaelense, de 25 de Janeiro a 26 de Março. A marcar o encerramento da Oficina, o grupo de jovens actores e actrizes fará a apresentação do seu exercício final, com o título"Visita Guiada a Este Lugar".


Formadoras: Descalças (Maria Simões, Teresa Gentil e Sara Seabra)
Guião: Maria Simões
Agradecimento: à Judite Fernandes, uma descalça com preciosa mão dramaturga
Interpretação:
Francisco Malaquias, Cátia Quaresma, Sara Gomes, Alice Moniz, Gaspar Coutinho, Rafael Lima, João Miguel, Carlota Dâmaso, Flávia Medeiros, Patrícia Barroso, Ana Catarina Alfaiate e Ana Teresa Carneiro.

do guião:
"Há um povo de gente que não se conhece mas que foi escolhida para realizar uma experiência de visionamento do futuro da ilha de S. Miguel. Há pessoas que deitam as cartas, outras lêem búzios, há uma pessoa com uma bola de cristal, outra lê nas borras de café. Há alguém que hipnotiza, outro que lê as mãos. O futuro joga‑se e vê‑se ali, naquele lugar. Ninguém se conhece.
- Bem vindos senhores e senhoras. Bom dia! O tema da nossa visita é “Visita Guiada a Este Lugar”. Este lugar é a nossa ilha, a nossa ilha e o nosso povo. E hoje, Dia Mundial do Teatro, não queremos falar do passado nem do presente. Queremos olhar para o futuro. "

das formadoras:
E o futuro da ilha de S. Miguel passará por três momentos: O Paraíso, Máscaras e Aroma Chanel.
O trabalho apresentado resulta de vários exercícios de criação de texto, figurinos e personagens realizados por todo o grupo de jovens. Foi-lhes pedido que se debruçassem sobre problemáticas de âmbito local e regional e os temas escolhidos pelo grupo foram: 1. A poluição e o ambiente. 2. A sexualidade - tabús e preconceitos. 3. Pobreza e exclusão social.
Como mote, esteve sempre presente na nossa formação, a verdade de que muitas vezes, na sociedade, "Os mudos falam aos surdos". No entanto, ...
Este exercício é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade ou com pessoas reais é mera coincidência.

Sem comentários: