segunda-feira, março 03, 2008

O que vivemos em 2007 para chegar a 2008!

Terminou o ano de 2007 e chegámos a 2008. Já lá vão mais de 2 meses, é certo... Em Janeiro, completámos 2 anos de vida nos Açores. E mais de um 1 ano desde a formação da cooperativa cultural... 2 anos é muito tempo!!! E sabe a tão pouco...


Comunicado a quem gosta de ler
8.Fev.08
DESCALÇAS - 2 anos de actividade
51 actividades, 230 apresentações
35 criações, 9583 espectadores/as

logótipo (c) Teresa Gentil

Em dois anos de actividade estes foram os resultados das sementes que as Descalças foram lançando em terra açoriana.
No ano de 2007 concretizaram 27 actividades, das quais 20 foram criadas neste mesmo ano. Resultaram 107 apresentações nas quais participaram 5661 pessoas, das quais 4660 crianças e 1001 pessoas adultas.
Realizaram 33 espectáculos, 39 animações, 34 oficinas de formação e editaram 1 Livro com CD dentro.
Se é verdade que os números traduzem uma importante parte da realidade, também é verdade que não a traduzem perfeitamente… é difícil, por exemplo, diferenciar espectadores/as das actividades para crianças e jovens de espectadores/as das actividades para pessoas adultas, porque cada vez mais as pessoas adultas participam nos espectáculos e animações, e até mesmo nas oficinas, para crianças e jovens. Existe um número significativo das 4660 crianças que são pessoas adultas que dão liberdade à criança que têm dentro e que seguramente não se incomodam nada em engrossar esta fileira, porque é sempre com o encanto estampado no rosto que as encontramos lá – como poderíamos descriminá-las, contabilizá-las numa categoria à parte?
O lançamento do Livro com CD dentro “A Menina Azul” foi talvez o melhor exemplo desta integração, preparámos um momento a pensar nas crianças, mas elas surpreenderam-nos trazendo cada uma mais que uma pessoa adulta consigo. Este Livro está a fazer um percurso notável, espalhando-se em todo o território português como um dominó. Lá de longe recebemos encomendas de dezenas de livros, porque as escolas e as famílias todas têm que ter A Menina Azul…
Neste ano de 2007 realçamos a parceria com a UMAR na celebração do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, que nos levou a trabalhar com o Museu Carlos Machado – “Diz-me quando nasceste, dir-te-ei que mulher és” -, com o CIPA – Novo Dia – “As Piratas da Igualdade” - e que culminou com a coordenação de um espectáculo, com mais de 40 pessoas em palco, em jeito de encerramento do projecto Nas Asas da Igualdade e comemorando o 15º Aniversário da UMAR Açores.
A parceria com a Associação Cultural Pontilha veio para ficar: depois do sucesso da Bagunça, as duas entidades avançam para um novo modelo de projecto, uma escola de teatro em que crianças e jovens têm a oportunidade de experimentar todos os domínios que compõem a construção de uma peça de teatro: escrita, encenação, interpretação, cenografia, figurinos, etc. A Escola de Teatro Era Uma Vez é agora uma verdadeira escola.
Foi um final de ano com chave de ouro, o Aniversário da UMAR e o arranque de um novo projecto: Piano com Todos, concertos comentados em que o piano se fará acompanhar de cada vez com um instrumento diferente. A receptividade do público, crianças, jovens e pessoas adultas, foi imediata e em Janeiro já deu sinais de crescimento. Cada um destes concertos inclui uma história inédita escrita por Judite Fernandes com música original composta por Teresa Gentil. Este projecto revela a consolidação da relação Descalças – Teatro Micaelense, uma relação com futuro.
Em síntese, o ano de 2007 foi um ano de consolidação das parcerias criadas em 2006 e de criação de novas parcerias: Teatro Micaelense, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, Museu Carlos Machado, Cipa-Novo Dia, Associação Cultural Pontilha, Associação Juventude da Candelária, Escola de Música de Leça da Palmeira, Secretaria Regional dos Assuntos Sociais (que nos levou pela primeira vez à ilha Terceira). Foi também um ano de crescimento a vários níveis, na aprendizagem e conhecimento, na regularização das actividades e na fidelização do público. Para o ano de 2008 apostamos no desenvolvimento do trabalho realizado, em novas criações, novas parcerias e intercâmbios internacionais e na consolidação do funcionamento interno da Cooperativa, acreditando em tudo isto como via de fortalecimento da propagação da sua essência para o exterior.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a vocês. Votos sinceros de uma continuidade próspera e feliz.

descalças disse...

Obrigada, Joaninha!!! Havemos de voltar a Bagunçar juntas...

Márcia Catarina disse...

Que faineza amigas.
Que sejam muitos mais os projectos e ainda mais as pessoas que vocês tocam com o vosso trabalho e forma de estar, descalças claro!!!

Beijocas
Márcia