quarta-feira, março 19, 2008

MAKING OFF do processo criativo

Poster de Mike Garibaldi em http://www.dialogueproject.net
27 MARÇO
DIA MUNDIAL DO TEATRO
15:30 entrada livre
TEATRO MICAELENSE
Público-alvo: Grupos de teatro, estudantes, docentes, artistas, público em geral

Lotação limitada



O que vai acontecer no Dia Mundial do Teatro? Em palco várias pessoas em processo criativo...
Artistas? Pessoas criativas? Criadoras? Arte? Como decorre um processo criativo de pessoas que trabalham separadas para um projecto comum? Como se constrói um espectáculo teatral? Que sinapses se encontram em cada pessoa? Que ligações se estabelecem entre artistas para um desenho final que satisfaça todas as pessoas? Qual o papel do público na criação artística?
As Descalças e o Teatro Micaelense partilham o seu próprio processo criativo... com o público! Criando uma performance teatral que simula não só como se constrói um espectáculo mas também como se pode trabalhar em equipa, nas artes de palco. Ou como se pode não o fazer...
No final, oportunidade de público, artistas, produção e técnica trocarem opiniões, colocarem dúvidas, conversarem sobre arte e como se produz criativamente em equipa.



Saiba +
Uma proposta para o Dia Mundial do Teatro em Ponta Delgada, com a partilha do processo criativo da produção teatral, a partir de um caso concreto: a peça M. A sede dos outros, para público jovem adulto. M. A sede dos outros é uma peça de teatro (monólogo) que está a ser criada pelas Descalças e por uma vasta equipa criativa. O espectáculo, a estrear em 2008, será resultante original de um processo que queremos partilhar com o público. A forma (e não fórmula) como uma equipa de jovens criadores/as se junta para criar um espectáculo único, a forma como também esta equipa envereda por um processo de autoformação ao registar e tornar consciente o seu próprio processo criativo, os seus métodos, as suas técnicas para que seja possível transmitir conhecimento a outras pessoas que, mais ou menos ligadas à actividade artística, possam encontrar no processo partilhado uma fonte e uma inspiração criativas geradoras de processos multiplicadores de intervenção artística nos vários domínios.
Escolhemos comemorar desta forma o Dia Mundial do Teatro. O que se propõe, neste caso, para o dia 27 de Março de 2008, é uma performance, a decorrer no Teatro Micaelense e especialmente dirigida para público jovem do ensino secundário, preferencialmente na área do ensino artístico, onde cada um/a dos/as criadores/as partilhará o seu processo criativo específico para esta peça, incluindo as vertentes: texto, interpretação, encenação, música, cenografia, imagem, figurinos, som, luz, entre outras.

“Making the simple complicated is commonplace;
making the complicated simple, awesomely simple, that's creativity.”
Charles Mingus

Sem comentários: