sexta-feira, dezembro 07, 2007

De palmo e meio

Os meus avós também já foram crianças
Oficina de memória para pessoas avós e pessoas netas tecerem novas histórias
17 e 18 Dezembro
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
grupo 1 - 10h às 12h30
grupo 2 - 14h às 17h
.
desenho: Maria Simões
.
Umas pessoas dizem:
Vamos esticar-nos e mostrar como são os nossos dias, as brincadeiras que gostamos mais, como é a escola, com quem jogamos às escondidas,... e vamos imaginar como será a vida quando tivermos mais de metro e meio, quando crescermos e depois, quando tivermos a idade de ser avós...
As outras pessoas respondem:
Vamos espreguiçar-nos e enroscar-nos e mostrar como são os nossos dias, os pensamentos que temos, as palavras que sentimos, as memórias que guardamos... e vamos contar como foi a vida quando tínhamos apenas um palmo e meio e fomos dez reis de gente...
.
As Descalças vão juntar pessoas de tão diferentes idades, netos e netas, avôs e avós, para contar histórias (dentro de pantufas de lã), cantar poemas (ensoleirados pelo pó), desenhar feitiços e receitas culinárias.
Talvez alguém se afoite a uma dança, talvez se imagine uma história inventada com muito sal e mar, talvez alguém crie um planeta novo. Vamos imitar gestos de avós, vamos jogar ao berlinde na playstation, vamos olhar-nos nos olhos. Vamos misturar os bocadinhos que mais gostámos das histórias que contámos, que ouvimos, que lemos ou que inventámos e vamos fazer uma história descalça de memória, uma história bebé, uma história cheia de memória de pessoas avós e pessoas netas, uma história só vossa, uma história nova bem tecida e regada com muitas cores.
.
.
Para participar nesta oficina,
As pessoas netas têm que estar disponíveis para:

Encolher avós, imaginar avós quando eles tinham palmo e meio e eram como nós, brincar com avós, sonhar avós, beber alegria de avós.
E as pessoas avós têm que estar disponíveis para:
Chamar a memória, contar histórias, experimentar ser pessoa neta, passar umas horas diferentes com a nossa descendência mais engraçada, rir e chorar por mais, aprender coisas de hoje com as mãos de ontem.
Formadoras: Sara Seabra e Maria Simões
Inscrições na Biblioteca Pública de Ponta Delgada

Sem comentários: