terça-feira, julho 01, 2008

Descalças no Congresso Feminista


O Congresso Feminista, 80 anos depois do primeiro ... contou com uma comissão promotora de cerca de 400 pessoas, mais de 500 inscrições e cerca de 200 palestrantes que se reuniram na Gulbenkian nos dias 26 e 27 e na Faculdade de Belas Artes a 28. Abordou-se a vida, as mulheres, os géneros, a política, a poesia, o trabalho. Tentou falar-se de tudo e o tempo não foi suficiente.
Lá estivemos também. A 27 na Braço de Prata para um Gent'ilesa, com um público extraordinário e heterogéneo que encheu a sala e nos deu muito. A 28, no painel "Arte e Feminismos" para apresentar algum do nosso trabalho, nosso e em conjunto com outras organizações, e sobre o que se faz aqui nos Açores. Ouvimos alguém do Brasil que queria fazer lá o trabalho que estamos a fazer aqui. Soube-nos bem.
Sobre os feminismos, para quem não saiba ou tenha uma visão preconceituada da palavra, aqui fica:
Feminismo é palavra bonita, é palavra de liberdade humana … permite partir tábuas de madeira mesmo às mãos mais delicadas. Feminismo é força de dentro. Coisa de homens e de mulheres. E vale a pena. Nada mais procura do que a revolução que nos permitirá sonhar, crescer e viver como seres humanos, num mundo em que, cada vez mais, a igualdade de oportunidades e direitos entre homens e mulheres seja um facto. Coisa simples... como todas as revoluções.

PS: Esperamos ter fotos em breve...

Sem comentários: