Este fim de semana fomos para casa reflectir sobre tudo o que ouvimos e falamos sobre o feminismo na oficina formativa que aconteceu sexta-feira. Aqui ficam algumas conclusões daquilo que ele é e não é...
Feminismo?
É um movimento que surge, porque algumas mulheres não conseguiram viver na realidade que as oprimia sem a tentar subverter.
É um movimento radical porque acredita que a transformação do sistema só pode ser feita pela sua raíz, ou seja, na sua dimensão pessoal, social, politica e económica.
É um movimento plural, que abrange diferentes correntes teóricas, com diferentes visões do mundo e da forma de o transformar.
Não é um movimento contra os homens, até porque eles fazem parte das nossas vidas e círculos de afecto, para além de que existem homens e organizações de homens feministas, que acreditam que também têm a ganhar com esta luta.
Não é um movimento de mulheres que querem ser iguais aos homens , até pelo contrário, querem, sim, ser reconhecidas nas suas diferenças e ter igualdade de oportunidades no acesso a recursos, educação, saúde, trabalho etc...
Será mesmo um bicho papão?
Sem comentários:
Enviar um comentário