segunda-feira, outubro 15, 2012

A Padaria...

Sinopse:

Durante alguns anos criámos, para a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, espectáculos, animações e oficinas de formação que promoveram o livro e a leitura para crianças de escolas que se deslocavam à Biblioteca para ali participarem e assistirem a uma diferente forma de ler e gostar de livros.
Nos últimos seis anos, temos apresentado os nossos espectáculos pelas escolas de toda a região, conhecendo tão bem quem lá mora, como os recantos das casas e os pratos das cantinas.

Esses desafios criativos e estas viagens pelos estabelecimentos escolares foram crescendo em nós como fermento que faz levedar a massa para fazer o pão.
Ou seja,  agora queremos fazer pão.

O pão é alimento essencial, como os livros, as letras, a poesia, os contos, a história...
Padaria rima com livraria
Padeira rima com prateleira
E a padeira tira os livros da prateleira e começa a comer.
Nas histórias que contamos há um misturar de ingredientes para fazer algo novo.
Se pegarmos num pouquinho de Antero, juntarmos uma pitada de Sophia, aumentarmos com novos escritores e ilustradores... teremos um pão cheio de vitaminas!
Em resumo,
Há um especial veículo ambulante, uma bicicleta armada em biblioteca e padaria, pedalada por uma padeira descalça vestida com as botas de viajar muitos quilómetros a cantar e contar.
A padeira Francisca anda de escola em escola, de freguesia em freguesia carregada de livros e histórias, canções e personagens.
E conta e convida a contar histórias e a devorar livros. Em cada escola um livro, dois ou três. São mais de cem! Em cada escola uma história nova a inventar. Uma família de animais que se vão empoleirar nas rodas dos livros e na imaginação. Assim nasce o mais delicioso livro-pão!

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Criação, interpretação e música Maria Simões
Cenografia Mário Medeiros - Lab 33
Figurino Sandra Botelho - Oficina Têxtil
Adereços Fátima Ramos, Valéria Guimarães, Maria Simões
Serralharia O espanhol
Costureira D. Manuela
Apoios Máquina de voar, Lua Cheia Teatro para todos, Planeta Tangerina, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Família Simões, Junta de Freguesia de Santa Clara, Ilha Verde rent-a-car
Agradecimentos Escola Básica Integrada do Topo, Sónia Machado, Tiago Melo Bento, Carla Veríssimo, Marta Fernandes da Silva, Mª do Céu Resendes, Luís Torres
Encomenda Direcção Regional da Educação e Formação
Produção Descalças 2012








Sem comentários: