quarta-feira, março 21, 2007

Descalças - Um ano nos Açores

Comunicado de 15.Dez.06 Descalças lançam CD “Natália Descalça”
Chegaram ainda não há um ano à ilha verde e já se deixaram seduzir pelo universo insular… Natália Correia foi a primeira das seduções.
Poemas de Natália Correia e música de Teresa Gentil são os ingredientes do CD “Natália Descalça”, primeira edição das Descalças – Cooperativa Cultural que será lançado dia 20 de Dezembro, pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a convite da Direcção Regional da Cultura.
foto:marioroberto, no rotas


Teresa Gentil e Maria Simões chegaram a S. Miguel em Janeiro, altura em que a Biblioteca Pública inaugurava a exposição “Natália Correia – O Itinerário Interior”, e descalças se propuseram pontuar essa exposição com a poesia de Natália Correia, ora dita por Maria Simões, ora cantada por Teresa Gentil, e assim foram adentrando pelo universo insular da poetisa. O apoio da Presidência do Governo – Direcção Regional da Cultural permitiu-lhes continuar a navegar e em menos de um ano o resultado é lançado em Ponta Delgada.
Do continente trouxeram um projecto que era uma forma de estar na vida… Em boa terra foi lançado porque logo deu em crescer, forte e rico em frutos. Por “terra” entenda-se principalmente quem a habita, porque foi o calor das pessoas que aqui acolheram as Descalças, e que com elas têm trabalhado, o fertilizante essencial: a colaboração regular com os serviços educativos da Biblioteca Pública e do Teatro Micaelense, a experiência no Teatro Miramar (Rabo de Peixe), o desafio da Câmara Municipal da Povoação, o envolvimento com as escolas da ilha, as participações pontuais, mas frequentes, na agenda cultural micaelense, o primeiro passo na itinerância entre ilhas com a direcção artística da “Poetusa” na Semana da Juventude organizada pela AJISM em Santa Maria.
Com o Verão as Descalças multiplicaram-se: Sara Seabra, Fátima Ramos e Judite Fernandes abraçaram também o projecto e em Setembro fundaram Descalças – Cooperativa Cultural RL. O processo legal está concluído, pelo que agora Descalças já não é só um projecto, mas uma cooperativa cultural que actua no âmbito da criação artística, da produção, divulgação e formação culturais, principalmente nas áreas musical e teatral, tendo como principal missão cooperar para o desenvolvimento e intervir social e solidariamente.
Em preparação para 2007, a continuidade do trabalho desenvolvido, em particular com a Biblioteca Pública e o Teatro Micaelense, e o desenvolvimento de novas parcerias: com a Associação Cultural Pontilha – Escola de Teatro “Era uma vez” (Ribeira Grande) e o Conservatório de Música de Ponta Delgada – Coro Infantil na encenação da peça de teatro musical “Guerreiros da Bagunça”, de Guto Greco (tradução e adaptação de Maria Simões e música de Teresa Gentil); com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta e o CIPA – Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade na comemoração do Ano Europeu da Igualdade; e outras nascerão pelo caminho. No seguimento do CD “Natália Descalça” virá o espectáculo ao vivo, ainda em criação, e novas edições estão já na forja.

Nos últimos 12 meses…
122 sessões envolvendo um total de 3810 participantes
Durante o ano de 2006 as Descalças realizaram 23 actividades, das quais 14 foram criações deste mesmo ano, num total de 122 apresentações, que corresponderam a 28 espectáculos, 40 animações, 54 oficinas de formação e a edição de 1 CD, tendo envolvido como participantes 3067 crianças e 743 pessoas adultas.

Sem comentários: